LIÇÃO 18 - QUAIS AS MENTIRAS DOS ENDIVIDADOS?

October 2, 2017

      Parte da educação financeira está em aprender a reconhecer hábitos que prejudicam sua saúde financeira.
    Dívidas sem controle são, sem sombra de dúvida, uma das piores coisas que podem acontecer com as finanças de qualquer pessoa. Por isso, muitas mentiras são contadas pelas pessoas para tentar mascarar o verdadeiro problema.
      “Se eu ganhasse mais, seria mais fácil”, “Não ganho o suficiente para poupar”, “Essa dívida não é ruim”, “Eu não sei nada sobre dinheiro”, “Era uma emergência!”, “Comprei na promoção!”, “Eu trabalho duro, então eu mereço!”: Essas são algumas das mentiras ou justificativas mais comuns da pessoa endividada em relação a sua falta de planejamento e que atrapalham a sua vida financeira.
      Hoje em dia, há muita informação disponível e em variados meios de comunicação. Portanto, não é uma desculpa aceitável dizer que não sabe nada sobre finanças. É claro que nem toda informação é boa, mas mentir dizendo que “não entende nada sobre dinheiro” é se acomodar. Não é preciso ser um especialista em finanças, mas é muito importante buscar informações para fazer as melhores escolhas e não se endividar.

        É preciso entender o conceito de emergência. Uma emergência é uma situação inesperada, fora do orçamento. Assim, uma conta que acontece todo ano, como o imposto da sua casa ou do seu carro, por exemplo, não pode ser considerada uma emergência. É preciso estar preparado para ambos os casos.

     Se você está endividado e com contas para pagar, não interessa se o produto está na promoção ou não, ele não é para você. Mantenha a disciplina e foco no seu orçamento pessoal.

      Caso você realmente não ganhe o suficiente para poupar nem um pouco, é importante descobrir como aumentar a sua receita. Descubra algo que goste de fazer, algum trabalho que possa lhe render uma remuneração extra.

       E entenda uma coisa: não existe dívida boa. A melhor dívida é aquela que você não deve mais.

          Sucesso e prosperidade a todos!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quando o desequilíbrio financeiro afeta a saúde do indivíduo

April 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 16, 2017