Planejamento Financeiro Familiar Consciente e Sustentável

September 18, 2017

        Elaborar um planejamento financeiro familiar é essencial para que a família consiga alcançar seus objetivos financeiros sem correr risco de endividamento. Apesar da lógica do planejamento familiar ser muito similar ao de um pessoal, existem alguns detalhes que demandam maior atenção.
           O primeiro deles é conversar com todos os membros da família. É fundamental que todos compreendam a importância do planejamento familiar, estejam alinhados com as prioridades e objetivos e assumam o compromisso de registrar todas as entradas e saídas de dinheiro.
        Em seguida, é o momento de mapear as receitas e despesas da família. Identifique e registre todos os ganhos dos membros da família.  Crie categorias para as despesas como casa (aluguel, condomínio, IPTU, luz, telefone, gastos em supermercado), transporte (gasolina, passagens de ônibus, Uber, Táxi), educação (mensalidades, material escolar, livros), lazer (cinema, viagens, restaurantes).
          É importante também registrar gastos pequenos. Aquela ida à padaria, o lanche do filho no colégio, o cafezinho após o almoço. Uma opção é que cada membro da família registre os seus gastos do dia-a-dia e depois repasse para o planejamento familiar. Outra alternativa é estabelecer um valor semanal ou mensal para cada membro da família gastar no dia-a-dia.
          O próximo passo é definir metas e orçamentos, ou seja, a família tem que decidir quais são os objetivos e quanto dinheiro é necessário para atingi-los. O objetivo pode ser guardar dinheiro para a universidade dos filhos, uma viagem no final do ano, quitar o apartamento ou apenas sair do vermelho.
         Entenda quanto é preciso economizar para atingir suas metas, identifique onde é possível cortar ou reduzir gastos e crie um orçamento para cada categoria de despesa. É necessário acompanhar os gastos diariamente para não deixar que o teto estabelecido seja ultrapassado.
     Ter os objetivos claros também é importante para manter toda família engajada no planejamento. Nunca esqueça o quão importante é ter uma reserva para emergências.
       Reúna a família de tempos em tempos para mostrar os resultados, isso vai incentivar as pessoas a registrarem os gastos e a economizar. Aproveite e ensine aos seus filhos sobre economia e como é importante saber lidar com o dinheiro de forma inteligente e sustentável desde cedo.
         A disciplina e organização de toda a família contribuirá, sem dúvida, para um planejamento financeiro consciente e sustentável capaz de alcançar os sonhos e objetivos de seus membros.
          Sucesso e prosperidade a todos!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quando o desequilíbrio financeiro afeta a saúde do indivíduo

April 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 16, 2017