LIÇÃO Nº 08 – FIQUE ATENTO AOS MITOS SOBRE INVESTIMENTOS!

June 28, 2017

      Para aqueles que possuem um planejamento financeiro adequado sabem que investir é a melhor forma de realizar seus objetivos de vida a curto, médio e longo prazos. Contudo, ao buscar informações no mercado de como aplicar os seus recursos financeiros da melhor forma possível, o investidor muitas vezes se depara com informações incorretas e, até mesmo falsas, que representam mitos ainda muito comuns utilizados no mercado.
 

       Fique atento a eles:


Mito #1 – “É preciso de muito dinheiro para começar a investir”: Essa é uma das maiores mentiras sobre investimentos. Você pode, por exemplo, começar a investir no Tesouro Direto a partir de R$30,00. O que realmente importa é a regularidade com que você investe. 


Mito #2 – “É preciso sorte para ter bons resultados”: Muita gente pensa que investir é como um jogo, onde o que faz você ganhar ou perder não passa de mera sorte. Certamente que não. Em qualquer tipo de investimento existe uma boa estratégia. Existem indicadores que mostram qual será a tendência para cada tipo de investimento. Eles são uma soma de fatores que, quando trabalham em conjunto, revelam uma tendência de alta ou de baixa, por exemplo.


Mito #3 – “Todo mundo fica rico da noite para o dia”: Muitas vezes ouvimos histórias de sucesso de pessoas que ganharam muito dinheiro em pouco tempo. Há essa possibilidade, mas ela não é a regra. Conhecimento, cautela e disciplina são indispensáveis na hora de investir.


Mito #4 – “Investir é fácil, é só seguir a manada”: O efeito "manada" nada mais é do que aquele investidor que não sabe o que está fazendo, não tem um planejamento de investimentos e segue o que a maioria faz. Se todos estão na Bolsa de Valores, ele coloca todo seu dinheiro na Bolsa, se todos migram para Renda Fixa, ele vai também para a Renda Fixa, e fica girando seu patrimônio até acabar com ele.


Mito #5 – “Bolsa de Valores é Cassino”: A existência de uma bolsa de valores robusta, movimentada, que dá liquidez para um grande número de ações é um dos principais incentivos ao investimento privado num país, principalmente por parte de estrangeiros. O que é arriscado, no entanto, não é o investimento em ações em si, mas a forma que as pessoas investem. Algumas pessoas investem em ações de maneira arriscada e outras investem de forma segura. Aquelas que correm mais riscos o fazem na tentativa de obter maiores ganhos a curto prazo. Já aquelas que investem de forma segura estão mais preocupadas com a construção da sua riqueza no longo prazo. Ao longo do tempo, o mercado de ações tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a construção de riqueza para aqueles que utilizam-na da forma correta.


Mito #6 – “Guardar dinheiro na poupança ainda vale a pena”: A poupança ainda é o investimento preferido pelos brasileiros por uma série de razões como facilidade de aplicação, isenção de imposto de renda e baixo risco. No entanto, a sua rentabilidade é muito baixa o que acaba fazendo com que seu dinheiro perca poder de compra em vez de gerar bons rendimentos.


Mito #7 – “Imóvel sempre é um bom investimento”: claro que a ideia inicial é de que os imóveis se valorizem com o tempo, afinal, a urbanização ajuda, e muito nisso. Mas é preciso levar em conta que se trata de um ativo de preço cíclico, ou seja, o preço dos imóveis sofre altas e baixas. No entanto, dizer que o valor dos imóveis tem ascensão contínua é falso. Lembre-se: é preciso também pagar uma série de impostos. Além disso, há o custo de manutenção, se ele não estiver alugado. Hoje, um aluguel equivale de 0,7% a 0,5% do valor do imóvel, similar ao rendimento de aplicações conservadoras.


      Não deixe que os mitos dos investimentos te impeçam de alcançar seus objetivos financeiros. Não acredite em tudo o que ouvir. Em vez de se deixar levar pelo senso comum ou pela opinião de outros, estude o mercado, adquira novos conhecimentos e aprenda a fazer boas escolhas. Assim, você conseguirá obter melhores resultados e fazer seu dinheiro trabalhar por você.
     

          Sucesso e prosperidade a todos!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quando o desequilíbrio financeiro afeta a saúde do indivíduo

April 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 16, 2017