© 2017 criado por Marcela Rosa. Todos os direitos reservados
HC .Educação Financeira & Consultores Associados
Rua Silvio Neri Carcereri, 121. Pilarzinho. Curitiba/PR.

CNPJ: 31.007.881/0001-04

Data de entrega: Conforme data do curso

Com a Redução da SELIC... Perfil Conservador: Onde Investir?

May 11, 2017

           Esta semana recebemos em nosso e-mail uma pergunta muito interessante, e resolvemos compartilhar por aqui a resposta para transmitir esse conselho para mais pessoas. 

         

          A pergunta foi: Agora com a queda da SELIC e talvez mais queda para perfil conservador, o que vocês indicam de investimentos?


       Respondemos que: Com o ritmo de redução da taxa SELIC previsto para 2017, podendo chegar a 8,5% em dezembro, significa que investimentos mais conservadores passarão a render menos daqui para a frente. No entanto, há formas de investir para ganhar mais. Tenha em mente, que é preciso diversificar, não aplique todo o seu dinheiro em um único investimento.

 

          Veja algumas opções:
 
Títulos do Tesouro Direto vinculados à inflação são boas opções
        O lado bom da história é que não somente as taxas de juros estão caindo, mas a inflação também. O IPCA, que é o Índice de Preço ao Consumidor Amplo, responsável por medir o índice geral da inflação do país caiu para 6,3% em 2016 e a expectativa para 2017 é de 4,5%.

        Você tem como opção, por exemplo, o Tesouro IPCA+, onde o governo pagará a você a inflação (IPCA) acumulada até o vencimento do seu título mais uma taxa fixa, que você contrata ao comprar o título. Por exemplo: se você compra um título que pague IPCA+ 5%, no vencimento do título você receberá a correção monetária (IPCA) adicionada a cinco por cento de juros ao ano. Mas aqui, você terá que esperar o vencimento do título, que poderá ocorrer em atém alguns anos.
         Você também tem a opção do Tesouro SELIC, onde você vai ganhar a variação da taxa SELIC no período do seu investimento, menos os impostos e taxas. E como a SELIC, via de regra, costuma ser maior que a inflação oficial, o poder de compra do seu dinheiro tende a estar protegido. No Tesouro SELIC, você pode vendê-lo a qualquer momento, mesmo antes do prazo de vencimento, que o seu valor estará maior e a rentabilidade será praticamente a mesma que você contratou.

 

CDB (Certificado de Depósito Bancário) e RDBs (Recibo de Depósito Bancário)

        Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e os RDBs (Recibos de Depósitos Bancários) são títulos de renda fixa emitidos por bancos para captar dinheiro. Ao contratar um CDB ou RDB, o cliente está, na verdade, fazendo um empréstimo para a instituição financeira. A rentabilidade dos títulos vem dos juros que são pagos pelo banco ao cliente no final do contrato pelo dinheiro que foi emprestado. O valor da aplicação inicial varia de instituição para instituição.

         Os papéis emitidos por bancos menores, normalmente são mais vantajosos e chegam a oferecer rendimento entre 105% e 120% do CDI (a taxa do CDI - Certificado de Depósito Interbancário é um título de emissão das instituições financeiras, que lastreia as operações do mercado interbancário, ou seja, transações entre bancos). O investidor conservador deve sair dos CDBs dos bancos grandes, que pagam entre 80% e 90% do CDI, porque essa aplicação pode começar até a perder inclusive para a poupança.
         É bom lembrar que CDBs e RDBs são cobertos pelo FGC - Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250.000,00 por Instituição Financeira.

 

Fundos de investimentos conforme perfil de risco
         As plataformas de investimento de bancos, corretoras e gestoras de recursos oferecem uma variedade de fundos, que são classificados conforme o perfil de risco. É importante você conhecer o histórico de rentabilidade e de volatilidade ou variação daquele investimento. Preste atenção na taxa de administração cobrada pelo seu banco no fundo. Não deve passar de 1% ao ano.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quando o desequilíbrio financeiro afeta a saúde do indivíduo

April 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 16, 2017