• HC Educação Financeira

Afinal, o que significa CDI?

Atualizado: 14 de Jun de 2019

Ensinam os especialistas que o melhor investimento é em conhecimento. Isto se aplica prontamente às finanças pessoais. Saber o que é um CDI, Selic, renda fixa e variável... é uma boa forma de iniciar.

Todavia, são temas extensos e que demandam muitos conceitos e explicações. Hoje iremos focar em CDI.

O que significa CDI e para que serve? O significado da sigla CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de emissão feito pelos bancos, que emprestam dinheiro entre si em uma modalidade de empréstimo de curtíssimo prazo. Isso acontece por força de uma regra do Banco Central. Essa regra diz que os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo, e, quando o número de saques supera o de depósitos, a diferença é tomada de outros bancos, que estejam superavitários através do CDI. Qual a função do CDI? Não é possível "investir no CDI". Para nós, pessoas físicas, o CDI é uma mera referência, um indicador, um parâmetro que as diversas modalidades de investimentos de renda fixa buscam igualar ou superar. Vêem-se muitos produtos se apresentarem como: CDB para 3 anos está rendendo 115% do CDI; LCA (letra de crédito do agronegócio) rendeu 123% do CDI. Atualmente o CDI está em torno de 6,4% ao ano, 0,52% ao mês e 0,017% ao dia. Quando o investimento iguala ou supera o CDI isto significa que igualou-se ou superou 6,4% ao ano.


Por exemplo: um produto financeiro que está a 115% do CDI, igualou em 100% a 6,4% e superou em 15%, ou seja, ficou em torno de 7,36%.

Espero ter lhe ajudado a compreender melhor o que é um CDI.

Quer conhecer mais sobre o mundo dos investimentos? Comenta aí.




Escrito pelo consultor Valério Zilber


0 visualização

© 2017 criado por Marcela Rosa. Todos os direitos reservados
HC .Educação Financeira & Consultores Associados
Rua Silvio Neri Carcereri, 121. Pilarzinho. Curitiba/PR.

CNPJ: 31.007.881/0001-04

Data de entrega: Conforme data do curso